Health & Care

SOROLOGIA PARA COVID-19 com resultado em 15 minutos

 
O QUE É O TESTE SOROLÓGICO? (Anticorpos)
Comumente chamado de teste de anticorpos ou teste rápido, o teste sorológico para COVID-19 foi desenvolvido para identificar, a partir de uma amostra do sangue humano, a presença de anticorpos dos tipos IgG e IgM para o vírus SARS-COV2, detectando pacientes em diferentes estágios de infecção, tipicamente 5-7 dias após a primeira aparição dos sintomas.
  • IgM fornece a primeira linha de defesa durante infecções virais, seguida pela geração de respostas de IgG adaptativas e de alta afinidade para imunidade a longo prazo e memória imunológica.
  • A detecção de anticorpos IgM tende a indicar uma exposição recente ao SARS-COV2, enquanto a detecção de anticorpos IgG indica um estágio posterior da infecção.

O QUE É FORNECIDO NOS KITS?

Cada caixa contém:

  • 25 Lancetas lacradas descartáveis
  • 25 Dispositivos de testes
  • 25 Gazes preparadas com álcool
  • 25 Pipetas de 10uL de sangue total
  • 1 Solução Buffer
  • 1 Folha de instruções

EXPERIÊNCIA

A INOV é a representante oficial no Brasil da SBL Testing Technologies, uma empresa com 15 anos de experiência no ramo de testagem

HOMOLOGAÇÕES

Produtos licenciados pela FDA, CE e Organização de Saúde do Canadá.

Qualidade GMP

Elaboradas inicialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as diretrizes do GMP são um conjunto de normas que padronizam e definem métodos de controle de qualidade e cadeia de produção e distribuição dos produtos​.

Fácil de UsaR

PASSO 1: Limpe o dedo.


PASSO 2:
Perfure o dedo com a lanceta.


PASSO 3:
Recolha a amostra de sangue com a pipeta para o dispositivo de teste.

PASSO 4: Adicione a solução buffer, aguarde 15 minutos, leia os resultados.

Perguntas FREQUENTES

Esse termo vem sendo usado popularmente para os testes imunocromatográficos. No caso dos testes rápidos para o novo coronavírus, são dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução, que não necessitam de outros equipamentos de apoio, como os que são usados em laboratórios, e que conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos.
Testes rápidos (IgM/IgG) tem o objetivo de auxiliar no mapeamento da população “imunizada”

Sim. Os testes rápidos registrados para a Covid-19 são de uso profissional e os seus resultados devem ser interpretados por um profissional de saúde legalmente habilitado e devidamente capacitado, conforme definido pelos conselhos profissionais da área da saúde e por políticas do Ministério da Saúde. Esses testes NÃO devem ser feitos por leigos. Os testes em domicílio podem ser realizados, desde que executados por profissional legalmente habilitado vinculado a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública ambulatorial ou hospitalar.

Como a produção de anticorpos aumenta a cada dia a partir do início da infecção pelo vírus, é preciso que haja uma quantidade mínima de anticorpos que o teste consiga detectar. Este período entre o início dos sintomas e a detecção dos anticorpos em exames é chamado de janela imunológica. Sendo assim, a imunocromatografia para anticorpos (IgM e IgG) é indicada para exames a partir de pelo menos 5 dias após o início dos sintomas.
A utilização de testes rápidos antes desse período pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus e produziram anticorpos, sendo, portanto, um resultado “falso negativo”.

Recomenda-se que tais testes sejam realizados em indivíduos que apresentem ou tenham tido os sintomas da Covid-19 há pelo menos 5 dias. Os testes RT-PCR devem ser utilizados quando houver sintomatologia compatível ou houver necessidade de confirmação da infecção.
Os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele). Tal mapeamento pode contribuir de forma positiva no processo de relaxamento das medidas restritivas, ou seja, quando do controle pandêmico, o mapeamento imunológico terá significativa relevância por ocasião do retorno das atividades.